03 maio 2012

Diga Adeus as espinhas!

Boooa noite meninas!  O tema de hooje é as malditas "Espinhas"; Neste post tem certinho do que ela é,e como devemos tratar! 

O QUE É ESPINHA ?
A acne é uma doença de predisposição genética cujas manifestações dependem da presença dos hormônios sexuais. Devido a isso, as lesões começam a surgir na puberdade, época em que estes hormônios começam a ser produzidos pelo organismo, atingindo a maioria dos jovens de ambos os sexos.

COMO SURGE?
Surge por causa dos hormônios, que estão aflorados ("alegres"), na adolescência. Além disso, por motivos genéticos (pais passam para os filhos), por causa de bactérias, alimentação (muita gordura), produção excessiva de sebo, má higiene, inflamação através de produtos inadequados, etc..

TODAS AS PESSOAS TEM ESPINHA?
Não. Aproximadamente 90% das pessoas tem, por motivos genéticos. Mas, se você cuidar desde o começo, você não terá tantas marcas e espinhas. Além de que a quantidade, também, é influenciada por todos os itens do tópico acima.

COMO TRATAR?
Este é um grande dilema, principalmente por causa da verdade escondida atrás dos produtos para espinhas:
NADA FARÁ RESULTADO TÃO RÁPIDO. Nada, mesmo. Mesmo se alguém escrever um comentário, indicando que melhorou muito o rosto no dia seguinte, NÃO ACREDITE!
Para começar, o tratamento varia de acordo com a quantidade e intensidade da acne pelo seu corpo. Pessoas com mais espinhas cuidarão de sua pele de um jeito diferente, com outros produtos, que pessoas que não estão com tantas espinhas na pele. O importante a dizer é que, quanto antes ela aparecer, quanto antes você deve começar a cuidar, não importa a idade que comece!
Como pomada, as substâncias iniciais que os médicos geralmente recomendam são peróxido de benzoíla, antibióticos – clindamicina, eritromicina, ácido azeláico. Quando o resultado não é o que se esperava, aí sim é hora de iniciar um acompanhamento oral.

APERTAR OU NÃO APERTAR?
Não! Acredite: NÃO APERTE! Por mais que esteja horrível, com uma ponta amarela, não aperte. Quando você remove uma espinha de maneira errada, ela pode inflamar, deixar marca e fazer com que seu rosto fique com um buraco. Já imaginou ficar com vários buracos no rosto? E estes buracos não são fáceis nem baratos de se tirar, pois será necessário várias técnicas para fazer com que os buracos sejam diminuídos. 

LAVAR O ROSTO, AJUDA?
Sim! Em muitos casos, a higiene é a causadora de mais espinhas, sabe por quê? Porque seu rosto está sujo e, se você não limpa, piora! Isso é claro! O que fazer (realmente faça isso): lave o seu rosto duas vezes ao dia com um sabonete próprio, pode ser o sabonete Asepxia (ele é muito bom) ou qualquer outro sabonete de enxofre (porque ele limpa intensamente o rosto, melhora as lesões e faz com que ele resseque - ou seja, menos oliosidade = menos sujeira = menos probabilidade de espinha por falta de cuidado). Além das duas vezes com um sabonete próprio, lave seu rosto diversas vezes ao dia (umas 4 ou 5) apenas com água, só para tirar um pouco a oliosidade.
Sabe por que você não deve lavar seu rosto várias vezes ao dia com sabonete? Porque acumulará substâncias do sabonete, mesmo que em pouca quantidade, na sua pele e isso poderá tampar seus poros, o que irritará a pele e poderá causar espinhas. 


Espero que tenham gostado e que tenham tirado as duvidas! Beijos e até o proximo post! :))

Um comentário:

  1. Adorei as dicas...Nunca tive espinhas, nem na minha adolescência, mas elas começaram a aparecer agora (estou com 22 anos) por causa do meu cabelo, que ficou super oleoso depois que fiz escova progressiva.
    Beijos
    Visita meu blog: www.penteadeiradamari.blogspot.com

    ResponderExcluir

Seguidores